segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Setênios

Até os 7 anos,
Saúde frágil, perfeccionismo
Inconformação com
Os cenários desiguais,
Desejo de prosperidade
Felicidade e igualdade
Aos demais.
Sensibilizado com
A fragilidade dos grupos
E organizações sociais
Preocupação com a saúde
E doenças que se ouvia falar.
Mas, com o tempo
Viera a muitos dizimar.
Inconformação com o
Sistemas de educação,
Da decoreba e da punição.

Até os 14,
Feito criança,
Brincar, aprontar.
Um mundo novo
A descobrir, explorar.
Jogar taco, bola
Esconde-esconde,
Pega-pega,
Andar de patins,
Empinar pipa,
Andar de bicicleta
Não havia celular.
Bebia água da torneira.
Saia pela manhã e
Voltava no final da tarde,
Sem o perigo encontrar
Nem a preocupação despertar.
A vida era tranquila.
Amava vídeo-games.
Seguia os estudos à risca.
Rodeado de amigos, era
Um ritual, quase natural
Encontrar-se nas primeiras
Horas do dia
Montando mais um roteiro
De folia

Até os 21,
Decisões importantes,
Escolher uma profissão.
Ir adiante, servi de exemplo.
Mudança de hábitos e
Comportamentos.
Admiravam-me pela coragem
Pela vontade, perseverança
E movimento.
Mas, mal sabiam o que se
Passava aqui dentro.
Tristeza, sofrimento,
Dificuldade de desprendimento.
Ultrapassados esses sentimentos.
Cai na gandaia,
Namorei, bebi
Dancei, festejei
Flertei, me perdi
Esse tempo foi
Tão intenso e rápido
Que quase não vi passar.

Até os 28
Faculdade, folia
Exercício da profissão,
Dedicação ao trabalho
E preocupação com carreira,
Mais do que devia.
Paguei um preço caro,
Com a doença que me
Visitava e a saúde
Que se esvaia.
Diversas namoradas
Todas intensamente amadas.
Porém, bruscamente abandonadas,
Por meu medo de assumir
Maior proximidade
Ou de pai vir a ser.
Em tudo que era curso
Alia estava
A antiga e intensa vida
Social dizimada
Um desejo profundo de
Mudar o mundo
Numa busca incansável
Junto aos que pensavam
Chegar no mesmo intuito
O sofrimento, aprendizado
Me ensinara.
A dor que parecia infindável,
Sufocante e perversa,
Se amenizara.
Outras crises vieram
E escolhera um cargo público,
Onde as leis são respeitadas.

Hoje, quase 30.
Aprendi que o externo
Não posso controlar,
E ser atingido é decisão minha,
Que não me cabe aceitar.
Percebi que para mudar o mundo,
É preciso mudar internamente.
E não troco por nada uma
Viagem ao meu interior
Sou novo pensador e escritor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário